Diferenças entre micro inversores e inversores de string – aplicações práticas

Tira Dúvidas

No setor de energia fotovoltaica, uma das principais dúvidas é sobre a escolha entre microinversores e inversores de string. Ambos desempenham a função essencial de converter a energia elétrica gerada pelos módulos fotovoltaicos de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que é a forma com que a energia chega em nossas residências, comércios e indústrias.

O que é um microinversor?

Microinversores são pequenos dispositivos conectados diretamente junto ao módulo fotovoltaico de forma individual. Eles convertem a energia de cada módulo separadamente, o que permite uma maior flexibilidade e otimização da produção de energia em casos em que o telhado possui diferentes orientações e em casos em que há sombreamento.

O que é um inversor de string?

Inversores de string são dispositivos maiores que conectam várias placas solares em série, formando uma “string”. A energia de todos os painéis é combinada e convertida em CA por um único inversor central.

Comparação técnica

Eficiência

  • Microinversores: Tendem a ser mais eficientes em condições de sombreamento, sujeira ou até mesmo quando os painéis estão instalados em diferentes orientações, pois, otimizam a produção de energia de cada painel individualmente. 
  • Inversores de String: Podem ter sua eficiência comprometida em condições de sombreamento, pois uma sombra ou sujeira em um único módulo pode afetar a produção de dos todos os módulos de uma string.

Segurança

Os módulos fotovoltaicos possuem duas características principais que são tensão (V) e corrente (I). Quando eles são ligados em série a tensão dos módulos fotovoltaicos é somada. Em média, cada módulo fotovoltaico possui 50V de saída, portanto, ao se conectar 10 módulos em série, teremos 500V. Em aplicações residenciais e comerciais, recomendamos o uso de microinversores, pois, são mais seguros ao trabalhar com tensões a nível de módulo.

Em resumo:

  • Microinversores: Devido às baixas tensões, há um risco menor de choques e arcos elétricos, o que pode levar a incêndios, portanto, são considerados mais seguros. A segurança também é um fator importante quando se pensa na manutenção e limpeza dos módulos fotovoltaicos. Basta desligar a rede elétrica e o sistema pode ser limpo com mais segurança.
  • Inversores de String: Operam em tensões mais altas, o que pode aumentar o risco de arcos elétricos e incêndios, principalmente se houver falhas no sistema ou instalação inadequada. São mais apropriados para instalações em locais isolados, sítios ou fazendas.

Custo e manutenção

  • Microinversores: Geralmente têm um custo inicial mais alto, mas podem oferecer uma maior vida útil e garantias estendidas.
  • Inversores de String: Têm um custo inicial mais baixo, mas podem ter custos de manutenção mais altos ao longo do tempo.

Podemos dizer, portanto, que os Microinversores são geralmente considerados mais seguros do que inversores de string devido às suas operações em baixas tensões, o que reduz significativamente o risco de acidentes elétricos e incêndios. 

A escolha entre os dois deve considerar também outros fatores como eficiência, custo, configuração do sistema fotovoltaico e a aplicação a que se destina. A AMVOLT possui equipe técnica especializada para levar até você a melhor solução e o melhor custo-benefício, sempre pensando na segurança e na otimização do seu sistema fotovoltaico.

Instalações com Microinversores e Inversores de string:

Nenhuma postagem anterior para exibir!

Nenhuma próxima postagem para exibir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *